Reformar e remodelar o apartamento

Reformar e remodelar o apartamento

 

Reforma derruba paredes e remodela apartamento da planta ao design

Reformar e Remodelar

Uma tela em branco e uma nova planta idealizada. Esse foi o cenário encontrado pelo Estúdio Pantarolli Miranda em edifício de Curitiba com todas as divisórias internas feitas de drywall. O apartamento, de aproximadamente 115 m², tinha vários cômodos e foi objeto de proposta com conceito integrado e layout que une o minimalismo e o industrial.

Uma casa totalmente remodelada, com cômodos alterados e muitas paredes postas abaixo foi o resultado da liberdade de criação que a estrutura da construção ofereceu. “A mudança de ambientes e a quebra de todas essas paredes para integrá-los foi o maior desafio durante o percurso da execução”, relembra Diego Miranda Leite, designer e cofundador do estúdio. O lavabo foi retirado da planta, dando lugar ao sofá. Já a varanda foi integrada ao espaço interno, enquanto o depósito virou a cozinha.

Reformar e remodelar

Sem divisões entre ambientes que exercem diferentes funções no lar, o projeto de iluminação se torna, também, um desafio. Visto que cada cômodo requer um tipo de ambientação, os focos de luz visam o conforto máximo para o dia a dia dos moradores.

“Ao ampliar os ambientes, consequentemente ganhamos novas janelas dentro desse espaço integrado. Sabíamos que tinha muita iluminação natural e, por isso, quisemos trazer um projeto luminotécnico que fosse também mais clean”, afirma Zeh Pantarolli, arquiteto e cofundador do estúdio.

Entre a discrição e a linearidade, a iluminação do ambiente de jantar, estar e cozinha segue de forma difusa, com poucos pontos de iluminação especialmente direcionados às peças de decoração e à circulação. “Costumamos falar no escritório que a iluminação perfeita é aquela em que você não enxerga a lâmpada. A iluminação perfeita é aquela que não ofusca”, complementa Diego.

A inspiração do projeto, segundo o arquiteto, surgiu a partir da paleta construída em cores neutras, com destaques para revestimentos claros, como solicitado pelo cliente. Distante da linha normalmente vista nas criações do escritório, as escolhas do apartamento priorizam tons de branco, cinza e bege. “Esse projeto é especial para o estúdio, pois temos uma identidade normalmente bem colorida e maximalista. E essa proposta é completamente o oposto disso”, observa o arquiteto.

Com um estilo mais arrojado seguido em seus projetos, o estúdio apresenta um encontro da linha clean e minimalista com os traços cosmopolitas e industriais. Ao passar pela porta, um ripado de madeira cumpre o papel de integrar os ambientes da sala de estar e cozinha. “Ao mesmo tempo em que faz a função de divisória, o painel também cria um hall para a porta de entrada, abrigando um aparador industrial”, detalha o designer.

Ao adentrar o espaço, na sala de estar, a lareira tem desenho horizontal e é revestida com mármore Nero Michelangelo, que atrai o olhar em meio aos tons de cinza da composição. Do lado oposto, a cristaleira em vidro reflecta destaca-se na marcenaria, entre a cozinha e a sala de jantar, e adiciona um visual moderno à transição de ambientes. Já fora da área social, o layout do banheiro do casal tem cubas esculpidas em uma bancada de porcelanato e composição sóbria.

Por Nathalie Oda, especial para HAUS 22/02/2023 09:38

 

error: Content is protected !!
Você tem terreno de 1000m2 ou mais?
This is default text for notification bar